top of page
Buscar
  • Foto do escritorbriskloggroup

O que é Break Bulk e quais são os cuidados necessários nessa operação?


O que é Break Bulk?

O Break Bulk, também chamado de Carga Projeto, é um tipo de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões. Novas formas de transportes foram criadas a partir do crescimento do comércio e o Break Bulk é uma delas. Ele é destinado a mercadorias que não podem ser transportadas de forma convencional e que exigem planejamento e manuseio especial.


Para um transporte seguro das mercadorias com grandes dimensões e volume, é necessário um planejamento criterioso, considerando as condições físicas e técnicas para que o Break Bulk seja realizado e um estudo para contemplar as melhores rotas, entendendo que não se pode transitar com esse tipo de carga em qualquer rua ou ser transportada em qualquer navio ou avião.


Na Logística, todas as formas de transporte de mercadorias exigem padrão de qualidade, porém mercadorias de menor porte são facilmente transportadas e com maior agilidade. No Break Bulk é necessário um acompanhamento de perto para que se evite contratempos e custos adicionais.

Cuidados necessários na operação Break Bulk

Tempo para o planejamento

As operações de Break Bulk devem ser planejadas com antecedência. Não tem como fazer esse tipo de planejamento com rapidez, pois os detalhes precisam ser conhecidos e discutidos com os responsáveis pelo transporte. Depois de especificado o papel de cada um e as atividades que serão desenvolvidas, é preciso seguir à risca o planejamento.


Coleta de informações necessárias

As operações logísticas do Break Bulk necessitam de informações adicionais, às vezes desnecessárias em um transporte de mercadorias comuns. Os itens importantes para planejar o envio de mercadorias de grandes dimensões são:


  • Ter conhecimento do local de coleta e de entrega do material, endereço completo e sua estrutura;

  • Fotos e desenho técnico da carga são auxiliares importantes para o planejamento;

  • Conhecer o tipo de material de construção das cargas e seus pontos frágeis;

  • Outro importante aspecto a considerar é o ponto de gravidade e içamento da peça, para garantir segurança.

Estudar o melhor meio de transporte

Esse tipo de operação exige a escolha ideal do meio de transporte e do veículo a ser utilizado. Geralmente, necessitam de carretas rebaixadas, de container Flat Rack, guindastes e, se o transporte for por navio ou avião, é preciso ter o cuidado de escolher os mais adequados.


Atenção às regras de trânsito

Além do acompanhamento de todos os processos, é preciso se informar se há limitação de transporte de carga no local e quais os horários são permitidos, respeitando as orientações dos órgãos de trânsito para evitar problemas. Além disso, no planejamento já deve haver previsão sobre a necessidade de escolta e de fechamento ou liberação de ruas e rodovias para o trânsito do veículo de carga.

Precisa de ajuda para realizar o transporte da sua carga? Conte aBrisk Logistic, uma empresa especialista no assunto e que te trará mais segurança e agilidade nos processos de Break Bulk.

4.547 visualizações0 comentário
bottom of page