Buscar
  • briskloggroup

Logística door to door: você sabe como funciona?


O sonho de muitas empresas brasileiras é conseguir clientes no exterior e trabalhar com a exportação de seus produtos. No entanto, poucas conhecem a logística door to door.


Para facilitar as operações de exportação e também as importações, esse modelo de logística foi criado.


A operação consiste em desenvolver todas as tarefas envolvidas no processo físico e burocrático de uma operação de venda ou compra de mercadorias fora do país.


Isso significa que o contratante terceiriza todos os processos com especialistas, que são os responsáveis pela operação e conhecem os trâmites da complicada legislação brasileira.


Neste post apresentamos a logística door to door e detalhes de como ela funciona. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!


O que é logística door to door?


A logística door to door, que traduzida significa porta a porta, é aquela que coleta as mercadorias em determinado endereço no Brasil e entrega nas dependências do destinatário em qualquer localidade do mundo.


Para isso, as empresas exportadoras contratam um operador especialista nos processos internacionais, facilitando e simplificando toda a logística que envolve os trâmites logísticos e legais.


A grande vantagem na contratação de um operador é que esse assume as responsabilidades de todo o processo, portanto, os contatos para informações, dúvidas e esclarecimentos são realizados com uma única empresa.


Isso facilita a comunicação e simplifica a operação, pois os serviços e obrigações passam a ser de responsabilidade da empresa contratada.


Como funciona essa logística?


A logística door to door, a partir da contratação do operador, é desenvolvida seguindo os seguintes passos:

  • coleta do produto em endereço indicado pelo embarcador,

  • checagem da integridade das mercadorias a serem despachadas,

  • checagem dos documentos necessários para o transporte,

  • acompanhamento de embarque da mercadoria através do modal previamente estabelecido,

  • monitoramento e rastreamento das mercadorias,

  • checagem da integridade das mercadorias no país de destino,

  • entrega dos produtos ao destinatário.


Todo esse processo envolve ações e providências que possibilitem o atendimento dos prazos estabelecidos, para as quais são necessários experiência e conhecimento técnico a respeito de:

  • tráfego internacional,

  • legislação tributária,

  • legislação aduaneira,

  • armazenagem,

  • seguros,

  • nacionalização,

  • tráfego interno nos países envolvidos.


Vantagens da contratação da logística door to door


As vantagens na contratação da logística door to door está na resolução de todas as exigências legais e fiscais envolvidas no processo, a partir do apoio e conhecimento de especialistas.


Diante das inúmeras necessidades e detalhes que envolvem as operações de exportação e importação, fica claro que a contratação desse serviço é melhor decisão, afinal de contas, a sua empresa precisa focar no próprio core business.


Além de todos esses processos, existem ainda outras vantagens, tais como:


Informações centralizadas


Todas as informações estarão centralizadas no operador de logística door to door, o que facilitará a comunicação, uma vez que ele estará acompanhando todos os procedimentos envolvidos na cadeia logística.


Otimização dos processos logísticos


Com um especialista da área, a otimização dos processos acontece, uma vez que possíveis problemas são localizados imediatamente e corrigidos para não comprometerem a qualidade dos serviços prestados.


Melhores negociações e custos menores


A contratação de uma operadora especializada diminui os valores investidos, pois ela possui uma rede formada e pronta para atuar nos mais diversos locais do mundo, facilitando operações e diminuindo custos.


Além disso, ela ainda evita erro nos documentos, o que impacta diretamente no desembaraço, podendo causar multas e custos diversos, como armazenagem extra.


Também é possível destacar como benefício a checagem da carga e, caso necessário, a troca ou devolução antes de iniciar o processo de importação ou exportação, economizando muito tempo e verba.


Esse serviço é chamado de pré-embarque e pode envolver a gravação de vídeo da carga, assim como a checagem de todos os documentos.


Agora que você já sabe o que é logística door to door e como ela funciona, mas ainda existem dúvidas a respeito, contate a Brisk Logistics Group, uma operadora especializada no assunto que pode ajudar sua empresa nas operações internacionais.


Trabalhamos com exportação e importação e podemos auxiliar os seus processos!


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo