Buscar
  • briskloggroup

Você sabe o que é carga projeto?


O modelo usual para o transporte de produtos, especialmente em importações e exportações, está na utilização de contêineres, facilitando todos os processos logísticos e operacionais, no entanto, nem sempre isso é possível. Surge então a carga projeto.


O modal mais usado para esse tipo de transporte é o marítimo, em função das dimensões de um navio, no entanto, também são utilizados caminhões, trens e aviões para a movimentação de cargas acima das dimensões e pesos convencionais.


Independentemente da forma escolhida, essa situação ocorre quando se trata em remeter produtos com tamanhos desproporcionais a veículos, depósitos e estruturas para movimentação e deslocamento.


No transporte internacional, essa situação é conhecida como carga projeto, uma vez que todo um estudo precisa ser realizado para que se consiga movimentar e fazer chegar ao destino esse tipo de material.


Neste post apresentamos esse tipo de carga e como é realizada a operação de transporte e logística. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!


O que é carga projeto?


Carga projeto é aquela na qual as dimensões e pesos fogem aos padrões tradicionais encontrados nos diversos modais de transporte.


Muitos produtos para serem transportados precisam de um estudo aprimorado que envolve:


As tarefas são as mesmas realizadas com a maioria das mercadorias, no entanto, envolve uma série de atividades e cuidados especiais, que descaracterizam completamente um processo logístico normal.


Estudo logístico de transporte


Para o transporte de carga projeto, existem empresas especializadas que desenvolvem estudos e processos para a movimentação desses produtos.


Uma avaliação prévia precisa ser realizada e uma série de medidas precisam ser tomadas para que a viagem ocorra sem problemas, garantindo a entrega de todos os itens na data estabelecida, com segurança e qualidade.


Exportação e importação de carga projeto


A logística de carga projeto, quando é realizada envolvendo exportação ou importação, exige maiores cuidados.


Para isso, existem embarcações apropriados para os diversos tipos de produtos, além de características para carga e descarga de mercadorias.


Tipos de cargas marítimas


Nos transportes marítimos existem navios específicos para os tipos de cargas a serem movimentadas, tais como:


Bulk cargo


O bulk cargo envolve o transporte de produtos a granel que podem viajar com ou sem embalagens e em grandes quantidades. É o caso do transporte de grãos, carvão e petróleo.


Roll on roll off


Também conhecida como carga Ro-Ro, são aquelas que podem ser roladas para dentro e fora do navio, utilizando-se pneus ou esteiras.


Breakbulk


Breakbulk são as cargas superdimensionadas que podem ser contadas em unidades, por exemplo:

  • pás eólicas,

  • turbinas,

  • vagões de trens.


FCL Oversized Cargo


A FCL Oversized Cargo é aquela que, apesar do tamanho, pode ser transportada em contêineres especiais, como tratores e colheitadeiras.


Modal aéreo e suas cargas


O modal aéreo é outro tipo de transporte que também possibilita a carga projeto, no entanto, existem limitações com relação ao tamanho dos produtos a serem movimentados.


A grande vantagem está na rapidez dos serviços, no entanto, os custos envolvidos são significativamente maiores do que os transportes realizados pelos navios.


Cuidados para a integridade da carga


A carga projeto precisará também de um acompanhamento para evitar que sua integridade seja afetada.


Portanto, tanto nas rodovias, ferrovias, como no armazenamento do produto em um porão de navio ou em um avião, as condições precisam ser avaliadas para que não ocorram danos na mercadoria.


Esse tipo de transporte exige esforços, conhecimento técnico, experiência e comprometimento da empresa responsável por sua logística.


Se você precisa de apoio para a realização de transporte de carga projeto, contate a Brisk Logistic, uma empresa especializada no assunto, pronta para auxiliá-lo e colocar qualquer produto em algum local do mundo!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo