top of page
Buscar
  • Foto do escritorbriskloggroup

Internacionalização de empresas: como levar seus produtos para outros países?


Em se falando de atividades econômicas, o momento atual é de um mercado cada vez mais globalizado. O que isso significa na prática? Podemos entender que, no ambiente econômico, as fronteiras entre países já não são obstáculos aos negócios e muitas empresas já operam em escala internacional.

A internacionalização de empresas diz respeito a ampliar o campo de atuação de uma empresa, atingindo também o mercado internacional. Assim, esse processo abrange não só a importação, mas também a exportação de produtos a outros países.

Se você tem o desejo de levar seus negócios a nível internacional, continue a leitura deste artigo e confira nossas dicas!

Como é feita a internacionalização de empresas?

O processo de internacionalização de uma empresa é desafiador, porém é também uma grande oportunidade para o crescimento e expansão dos seus negócios. Para garantir o sucesso desse processo, é necessário seguir algumas etapas:

Pesquisa de mercado

É necessário avaliar a demanda e a viabilidade do seu produto no mercado internacional e também considerar e identificar a concorrência no local e quais desafios você poderá enfrentar.

Planejamento estratégico

Ter uma estratégia clara e objetiva para a internacionalização é fundamental. Portanto, crie metas e objetivos realistas, considerando os mais diversos cenários: econômicos, culturais e legais do país que deseja operar.

Adaptação do produto

Pode ser que seu produto precise sofrer alterações para atender as necessidades do mercado internacional. Essas adaptações podem ser necessárias por causa da cultura local e das preferências dos consumidores e também para atender às legislações locais.

Análise financeira

O planejamento financeiro é uma etapa essencial, por isso, entenda quais custos sua empresa vai ter com a internacionalização considerando questões como tarifas e impostos, flutuações cambiais e custos com a logística.

Escolha do mercado-alvo

O sucesso dos negócios internacionais está ligado à escolha certa do mercado-alvo. Nesse quesito, busque países estáveis política e economicamente e com grande potencial de mercado, sem esquecer, obviamente, de que seus produtos precisam ser compatíveis ao público consumidor.

É possível fazer todo o processo de internacionalização de empresas sozinho?

Como foi dito, a internacionalização é um grande desafio e, sendo assim, o ideal é contar com empresas que já conhecem o processo e podem te ajudar a entender cada uma dessas etapas com mais clareza e sem dor de cabeça.

A Brisk Logistics Group tem know-how reconhecido no mercado e pode te ajudar na internacionalização de sua empresa.

Diferenciais da Brisk:

Parcerias e alianças locais

A Brisk pode te ajudar a estabelecer parcerias estratégicas com empresas locais, facilitando sua entrada no mercado internacional através de distribuidores e agentes de vendas.

Logística e cadeia de abastecimento

Com infraestrutura logística eficiente, a Brisk garante a entrega rápida e segura de seus produtos, além de otimizar a cadeia de abastecimento.

Questões legais e regulatórias

Conhecemos as regulamentações comerciais e legais de vários países e isso é essencial para que todos os requisitos alfandegários e fiscais estejam em conformidade com a legislação.

Esse é o seu momento de pensar na internacionalização do seu produto e garantir o crescimento de seus negócios.Entre em contato conosco!

10 visualizações0 comentário
bottom of page