top of page
Buscar
  • Foto do escritorbriskloggroup

Receita Federal implementa novo Controle de Carga e Trânsito (CCT) para o modal aéreo


O Controle de Carga e Trânsito (CCT) para o modal aéreo é uma ferramenta que integra os sistemas corporativos das empresas ao Portal Único do Comércio Exterior, otimizando a comunicação de forma mais transparente, rápida e segura.

A Receita Federal implementou um novo modelo de CCT para o modal aéreo que tem como objetivo fazer um uso intensivo das ferramentas de gerenciamento de riscos e de tecnologia da informação, trazendo mais confiança aos processos logísticos nos aeroportos.

O novo modelo fará usos de um padrão internacional de envio de informações eletrônicas com a finalidade de diminuir em 80% o tempo médio de liberação das cargas e também reduzir em até 90% as intervenções físicas.

Entendendo o que é o modal aéreo

O modal aéreo é uma das opções de transporte de carga que, embora tenha como ponto forte a segurança, ainda é o menos utilizado no país. Segundo pesquisas, mais de 60% dos transportes de cargas é feito pela malha rodoviária, seguido do ferroviário (em torno de 20%) e do aquaviário (14%).

Quando se fala de importações e exportações, o modal aéreo é um grande aliado e poderia ser definido como um conjunto de módulos que servem para controle de carga no Comércio Exterior. É uma logística menos burocrática, sendo a segurança a sua maior vantagem, seguida da agilidade.

O que é o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito (CCT) para o modal aéreo?

O novo sistema implementado é uma parceria entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e teve seu desenvolvimento acompanhado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), uma organização global que atende, lidera e representa todo o setor de companhias aéreas.

Essas parcerias permitiram que o novo sistema de Controle de Carga e Trânsito para o modal aéreo utilizasse um padrão internacional de envio de informações eletrônicas, por meio do padrão Cargo XML, desenvolvido pela IATA.

Para desenvolver um sistema que, de fato, atendesse e trouxesse soluções às necessidades dos usuários, o novo sistema CCT para modal aéreo foi também assistido por mediadores privados, companhias aéreas, aeroportos e agentes de carga. Todos eles cooperaram para um sistema mais eficiente e competitivo.

O novo controle veio em substituição ao antigo sistema Mantra e foi implementado em fase experimental e em ambiente de treinamento e adaptação dos usuários em janeiro deste ano, estando previsto para esse final de semestre sua implementação definitiva.

Como utilizar o novo controle CCT modal aéreo?

A Receita Federal elaborou um cronograma de implantação e também já disponibilizou o manual do usuário do CCT que será devidamente atualizado conforme as mudanças ocorram no novo sistema.

Estão sendo aceitas contribuições e sugestões para melhorias do conteúdo do sistema que podem ser enviadas para a caixa corporativa da Divisão de Despacho de Importação da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da RFB e as dúvidas sobre o uso também podem ser tiradas através deste mesmo link.

Conte com a Brisk Logistics Group

Para realizar seus processos de logística internacional, conte com a Brisk. Temos mais de duas décadas de experiência e contamos com soluções integradas para garantir a segurança e agilidade durante cada etapa do processo logístico.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para sua empresa!

38 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page