top of page
Buscar
  • Foto do escritorbriskloggroup

O que faz e qual a importância de contratar um despachante aduaneiro?


Exportar e importar são processos bem complexos e burocráticos e, para não pagar multas ou ter prejuízos, é preciso contar com a experiência e o conhecimento de um profissional da área: o despachante aduaneiro.

O despachante aduaneiro é um apoio fundamental para as empresas, tornando todo o processo mais fácil, assessorando, de forma eficiente, os trâmites legais necessários para a importação e exportação de mercadorias. Continue a leitura para entender melhor o papel deste profissional e os motivos de contar com a sua ajuda.

O papel do despachante aduaneiro

O despachante aduaneiro é um profissional autônomo que intermedia os procedimentos legais e representa a empresa importadora ou exportadora frente aos órgãos oficiais de fiscalização e também nos portos, aeroportos e transportadoras.

Para atuar com logística internacional, as empresas precisam informar todos os dados dos produtos que serão exportados ou importados e o despachante aduaneiro é o profissional que irá verificar se esses dados estão de acordo com os parâmetros legais de natureza fiscal, tributária, financeiras e cambial. Faz parte do seu trabalho, dentre outras coisas, conferir o cálculo e o recolhimento dos tributos exigidos pela legislação.

O seu papel é de extrema importância para otimizar o tempo das empresas, evitar erros que atrasem ou coloquem em risco o comércio das mercadorias, ou seja, ele cuida para que tudo transcorra da forma correta e que a fiscalização não encontre incoerências entre o que foi informado nos documentos e a conferência visual das mercadorias.

Outras atribuições do despachante aduaneiro:

  • Análise de documentação fiscal

  • Elaboração da declaração aduaneira de importação e exportação

  • Registro no sistema Siscomex das transações

  • Representante da empresa perante os órgãos aduaneiros, inclusive no despacho junto aos fiscais

  • Gerenciamento das atividades aduaneiras, logísticas e fiscais

  • Conferência das mercadorias

  • Assessoria sobre os procedimentos aduaneiros

Por que contratar um despachante aduaneiro?

Concretizar as negociações de Comércio Exterior é um grande desafio, principalmente no Brasil, onde a burocracia é grande, com muitas regras e leis a serem cumpridas, muitas vezes dificultando os resultados das empresas. Nesse sentido, contar com ajuda de um profissional especialista nesta área é buscar maior praticidade nos processos e um apoio para que nada saia errado.

A ajuda profissional de um despachante aduaneiro vai fazer toda a diferença para sua empresa. No entanto, antes de contratar um, verifique sua experiência profissional no mercado e sua reputação. Firme um contrato de prestação de serviços, onde deverá ser informado as responsabilidades de ambas as partes.

Outro ponto importante ao contratar um despachante aduaneiro é certificar-se de que ele esteja regularizado no Siscomex, o que garante que ele pode atuar, de forma legal, nos processos de importação ou exportação.

Precisando contratar um despachante aduaneiro para te ajudar nas negociações da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços aduaneiros.

Estamos há mais de duas décadas no mercado, temos profissionais altamente capacitados nos trâmites exigidos noComércio Exterior, com conhecimento técnico e ferramentas tecnológicas que facilitam todos os passos de forma segura e com rapidez.

53 visualizações0 comentário
bottom of page